Não sei o que se passa neste país no que toca a desporto. Será que nos outros países também é assim?
Nunca se falou tanto e tão mal como nestas últimas 3 semanas. Quando não estavam a criticar a prestação dos portugueses nos Jogos, estavam a fazer comentários clubísticos, como se isso interessasse para algo.
Sim, o Nelson e a Vanessa são do Sport Lisboa e Benfica. Eu, sendo do Sporting Clube de Portugal, estou menos feliz pelas medalhas que eles conquistaram? Claro que não. A Fernanda Ribeiro era do Futebol Clube do Porto quando foi campeã olímpica. Isso nunca me fez diferença alguma. Quem fez estes comentários são, claro está, adeptos ferrenhos de futebol. Mais uma vez este país gira à volta do futebol, que, diga-se, nunca nos deu grandes alegrias.
Depois, criticaram e justificaram e voltaram a criticar os atletas portuguseses nos Jogos. Eu acho que ninguém mais do que eles quer fazer um bom resultado nuns Jogos Olímpicos!! Sim, houve comentários menos felizes, como o do Marco Fortes. Mas como disse o presidente do Comité Olímpico, Vicente Moura, 'os atletas não estão habituados a falar com os media, e pensam que estão a falar com o vizinho do lado'. Concordo plenamente, há que ter cuidado ao falar com a imprensa.
Também houve o caso da Telma Monteiro e do João Pina do Judo. Criticaram a arbitragem pelo 'fracasso' que foi o 9º lugar, beneficiando os adversários. E como eu li algures 'Quando perdemos a culpa é do árbitro. E quando ganhamos?'. Para meio entendedor...
Enfim, há casos e casos. Eu estou do lado dos atletas, quando dizem que deram o seu melhor. Os outros foram melhores e ponto final. Não foi o caso da Naide Gomes, que crucificaram a mulher por não se ter apurado para a final, sendo a favorita. São azares, maus dias, e só quem lá anda é que pode passar por isso. A Naide sempre foi uma grande atleta, e não vai ser esta desilusão que vai mudar isso. Sempre fomos peritos em esquecer facilmente o que as pessoas nos deram, nestes momentos menos bons.
Acredito que vamos melhorar a nossa forma de ver as coisas. Acredito que não depende só de nós, adeptos. Quando o campeão europeu e mundial de vela não tem qualquer ajuda por parte do Governo, ou o treinador do recente campeão olímpico não recebe um tostão pelo trabalho que faz, acho que algo tem MESMO de mudar. É inaceitável. E como milagres raramente acontecem, acho bem que comecem desde já a pensar de forma diferente!!!
E assim está o mundo. A vice-campeã olímpica Vanessa Fernandes vai receber meros 22.500 euros pela medalha de prata conquistada, quando um simples jogador de futebol do Benfica ou do Sporting ganha, pelo menos, 25.000 eur POR MÊS!!!! Incrível!!! Futebol é rei? Sim. Não sei é se merece sê-lo.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário